Evite problemas! Empresas que vendem na maquineta e não emitem Nota Fiscal podem acabar se complicando

Nota Fiscal 20 de Ago de 2024

Atualmente, é comum que diversas empresas, sobretudo os pequenos negócios, utilizem maquinetas de cartão para facilitar as transações comerciais. 

Através do avanço da tecnologia, mais o auxílio da praticidade das maquinetas,  existe uma contribuição considerável para o aumento significativo nas vendas, uma vez que os consumidores cada vez mais preferem realizar pagamentos de forma eletrônica. 

Contudo, a utilização das maquinetas traz consigo a necessidade de observância das obrigações fiscais, sendo a emissão de notas fiscais uma das mais importantes.

Automação na gestão de notas fiscais: Como as empresas estão se beneficiando?

A emissão de notas fiscais é uma prática crucial para proporcionar a legalidade das operações comerciais, bem como evitar complicações futuras com o fisco. Várias empresas, ao focar apenas na conveniência das vendas, acabam negligenciando essa obrigação, o que pode levar a sérias consequências jurídicas e financeiras. 

No conteúdo de hoje, a Sistech irá explorar a importância da emissão de notas fiscais para empresas que utilizam maquinetas, bem como os riscos envolvidos em não cumprir a exigência, e como um sistema de gestão completo pode auxiliar a evitar problemas.

Transformação Digital nas empresas: Estratégias para implementar soluções de gestão empresarial

Para que serve e quem deve emitir uma nota fiscal?

A nota fiscal é responsável por documentar a venda de um produto/serviço perante o Fisco, órgão fazendário responsável pelo controle no pagamento dos impostos. Toda empresa é obrigada a realizar a sua emissão!  Lembrando que a operação pode ser entre:

  • Uma empresa e uma pessoa física;
  • Duas empresas;
  • Duas pessoas físicas (sem obrigatoriedade de emissão da nota);

O documento transmite a posse de um bem ou da prestação de um serviço para uma outra pessoa que o adquiriu.

A Importância da Integração de Sistemas na Gestão Empresarial: Benefícios e Desafios

Riscos de não emitir nota fiscal

Vamos lá, empresas que utilizam maquinetas para fazer suas vendas e não emitem notas fiscais estão sujeitas a uma série de riscos. Confira abaixo:

O primeiro e mais imediato é a fiscalização! Órgãos como a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda Estaduais têm intensificado o monitoramento de transações eletrônicas, fazendo o cruzamento de informações das operadoras de cartões com as declarações fiscais das empresas. Se for constatada a ausência de notas fiscais correspondentes às vendas realizadas, a empresa será multada, e pode até ser interditada.

Um outro risco relevante está na perda de credibilidade no mercado, isso porque os clientes que percebem a falta de emissão de nota fiscal acabam desconfiando da procedência da empresa. Isso pode acabar resultando na perda de negócios e danos à reputação. 

Para finalizar, tenha em mente que a ausência de notas fiscais também acaba complicando a vida do empreendedor em termos de controle financeiro. Sem a documentação adequada, fica quase impossível realizar uma gestão eficaz do fluxo de caixa, da contabilidade e do planejamento tributário.

Os desafios da implementação da automação de notas fiscais nas empresas

Multa por vender sem nota fiscal

A multa por realizar uma venda sem nota fiscal é de até 10 vezes o valor da nota, seja a comercialização de produtos ou prestação de serviços. Lembrando que essa penalidade só é aplicada a réus primários, ou seja, aqueles que não têm antecedentes criminais. Caso isso aconteça novamente, ou seja, mais de uma vez, o responsável pode ser preso por um prazo de até 5 anos.

Conheça algumas ferramentas que todo empreendedor deve utilizar em sua empresa

Como um Sistema de Gestão pode ajudar

Um bom sistema de gestão possibilita que as notas fiscais sejam emitidas de forma automática sempre que uma venda é realizada na maquineta, proporcionando que todas as transações estejam registradas e declaradas. Além disso, ele também ajuda a manter um controle bem rigoroso sobre as finanças da empresa, permitindo que o empreendedor tenha uma visão clara de seu fluxo de caixa, bem como de suas obrigações fiscais e da sua situação contábil.

Para finalizar, lembre-se que com um sistema de gestão integrado, também é possível gerar relatórios mais detalhados sobre suas vendas e tributos, o que acaba facilitando o processo de declaração de impostos e evitando erros que possam resultar em multas ou penalidades. 

Clique aqui e conte conheça a Sistech

Marcadores