Erros que você não pode cometer na hora de vender

Vendas 10 de Set de 2024

Mesmo sendo experientes, saiba que nem todos os profissionais estão capacitados para atender as demandas pelas quais são responsáveis. Afinal, é crucial compreender que, antes de realizar qualquer tipo de venda, é necessário conquistar a confiança de seu cliente e entender qual é o seu problema para, então, oferecer a solução ideal no momento certo.

Para auxiliar você a identificar e solucionar seus erros em vendas, a Sistech produziu esse conteúdo, listando alguns erros comuns que alguns vendedores acabam cometendo.

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Vamos lá, erros são resultado de:

  • Desinformação;
  • Falta de capacitação;
  • Falta de comunicação eficaz;
  • Informações erradas passadas por quem deveria informar;
  • Crenças ultrapassadas;

Isso possui consequências em todos os setores de uma empresa. No entanto, quando falamos em erros de vendas, consequentemente, também estamos falando de vendas não realizadas, metas não cumpridas, queda nas receitas, queda no faturamento, queda nas comissões, além de impactos em outras áreas da organização.

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Os vendedores tradicionais precisam aceitar as novas tendências e mudanças do mercado e estudar novas abordagens e técnicas com gatilhos mais eficientes que vão além da pressão pelo rápido fechamento de uma venda.

A seguir, confira algumas dicas de erros que listamos para que você não cometa na sua organização.

Falar demais

Um dos principais segredos de como obter sucesso de vendas é a percepção e o controle. Saiba que é fundamental conhecer e saber apresentar bem o seu produto, porém, o excesso de informações pode acabar assustando os clientes.

Um dos principais erros dos vendedores está em falar demais! Com isso, muitos acabam sendo taxados como chatos e, muitas vezes, invasivos.

O segredo é saber ouvir e conseguir identificar o momento correto para falar e dar continuidade à negociação. lembre-se que saber se relacionar com os seus clientes é a chave para obter mais vendas!

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Não ouvir o cliente

Tenha em mente que a comunicação eficaz é uma via de mão dupla, e vários vendedores erram ao falar muito e ouvir pouco. Não dar espaço para o seu cliente tirar dúvidas, expressar suas necessidades ou preocupações pode levar a uma desconexão. Lembre-se que o cliente deseja se sentir compreendido e valorizado por você. Os vendedores que monopolizam a conversa sem prestar atenção às reais necessidades do cliente possuem menos chances de sucesso.

Falta de Follow-Up

É necessário saber que a realização da venda não acaba no momento em que o cliente faz o pagamento para você. Diversos vendedores esquecem de fazer o follow-up, que significa o acompanhamento pós-venda. Não entrar em contato após a entrega do produto ou a conclusão do serviço faz com que o seu cliente se sinta negligenciado, impactando futuras vendas e a fidelização. Um follow-up eficiente é uma maneira de demonstrar interesse contínuo e garantir a satisfação do seu cliente.

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Abusar das táticas de persuasão

As táticas de persuasão são técnicas fundamentais para o setor de vendas. Por isso, elas podem e precisam ser utilizadas para despertar o interesse dos consumidores. Porém, ao abusar deste artifício, o vendedor corre o risco de ser invasivo, o que pode ocasionar à perda da venda, além de prejudicar a relação com o cliente.

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Procrastinar com facilidade

Para finalizar, a procrastinação representa o ato de prolongar, transferir e/ou adiar as atividades cruciais para outro momento. Vendedores que possuem essa tendência acabam entrando em uma bola de neve, tornando-se mais suscetíveis a erros, comprometendo sua produtividade, e consequentemente, perdem oportunidades de vendas.

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