A importância do pós-venda e de um bom relacionamento com o cliente
Atrair a clientela pode ser considerado um dos primeiros passos para que uma pessoa obtenha um empreendimento de sucesso. Afinal, depois de conquistar o seu público, é fundamental que os mesmos continuem voltando e comprando na sua empresa, e é aí que entram as estratégias de pós-venda.
Várias ações podem proporcionar a satisfação e a fidelização dos clientes. Cada uma da sua maneira, algumas podem ter baixo custo, outras podem ser realizadas sem gastos adicionais, etc. De todo modo, investir para manter a frequência dos consumidores é necessário e compensador.
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De acordo com a consultora de negócios do Sebrae-SP, Caroline Minucci, o pós-venda é uma prática muito positiva, principalmente para os pequenos negócios. Para ela, um empreendimento de menor escala pode desenvolver o relacionamento com os consumidores de forma mais livre e natural. Comerciantes que conhecem os vizinhos por nome, por exemplo, já estão aplicando essa estratégia no dia a dia.
“A pequena empresa aproveita mais que a grande e o pós-venda só custa tempo. Tem investimento zero se o empresário resolver fazer por conta. Você pode usar WhatsApp e outras ferramentas gratuitas”, explica Minucci.
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O que é o pós-venda
Vamos lá, o pós-venda significa todo o atendimento prestado ao cliente depois da compra de um produto/serviço com o objetivo de manter o relacionamento e gerar novas oportunidades de negócio.
Nessa etapa, a empresa precisa investir e focar na retenção e fidelização de clientes, para que eles possam voltar a realizar compras com frequência e se mantenham fiéis à marca.
Dependendo da atividade da empresa, o processo pode ser mais simples, como no caso de um produto que é consumido rapidamente, ou mais complexo, como no caso de um serviço utilizado por um longo período.
De todo modo, é crucial criar estratégias para conquistar os clientes após a compra e começar uma relação duradoura.
Tenha em mente que um dos maiores erros que uma organização pode cometer é se esquecer do cliente ou dar menos importância a ele depois de realizar a venda, pois é aí que começam os esforços para construir uma base de clientes sólida e lucrativa para o negócio.
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Importância do pós-venda
O atendimento no pós-venda proporciona vários benefícios para uma empresa, como por exemplo, aumentar a fidelização de clientes.
A vantagem é a mais conhecida, tendo em vista que os clientes satisfeitos tendem a voltar a comprar da mesma marca e se tornam leais.
Mas existem outros benefícios que merecem destaque, como:
- Aumenta o valor do tempo de vida do cliente: Clientes fiéis compram mais vezes e em maior quantidade com a mesma marca ao longo do tempo. Isso aumenta o LifeTime Value (LTV), uma métrica que indica quanto um cliente gasta com a sua empresa durante todo o seu relacionamento.
- Melhora a reputação da marca: Os clientes que possuem uma boa experiência têm mais propensão a recomendar a marca para seu círculo de pessoas, aumentando a confiança e credibilidade da empresa. Além disso, eles também podem deixar avaliações positivas nas redes sociais, sites e aplicativos.
- Reduz o custo de aquisição de clientes: “Conquistar novos consumidores custa mais caro do que manter os atuais.” Philip Kotler, referência do marketing ao redor do mundo e autor do livro “Administração de Marketing”, diz que o custo de aquisição é de 5 a 7 vezes maior do que a manutenção de um cliente.
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Utilize o pós-venda ao seu favor
Investir em um atendimento pós-venda deve fazer parte do escopo da empresa! Uma boa comunicação com o cliente ajuda a estreitar os laços, o mantém por perto e o faz confiar ainda mais na marca.
Você já teve a sensação de que antes de ser cliente você era melhor tratado do que quando se tornou cliente? Veja só, é isso o que as organizações que se concentram apenas em atrair clientes causam nos consumidores atuais: geram uma péssima experiência e coloca-os mais distantes da marca (e mais perto dos concorrentes).
Mantenha o equilíbrio e permaneça em busca de novos consumidores, mas investindo no serviço pós-venda para aproveitar ao máximo os clientes que já estão na base.
Entre os benefícios que você pode aproveitar podemos citar:
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
- Maior faturamento;
- Crescimento escalável e sustentável do negócio;
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